POLÍTICA DE GARANTIA DA QUALIDADE

 

DIMENSÃO 1.1: VISÃO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DA EAD NO PLANO ESTRATÉGICO

1.1.1 A instituição define a sua visão, missão e políticas atendendo às necessidades da sociedade, ao quadro político nacional e regional vigente e às tendências internacionais.

  • A EAD é integrada na estratégia geral da instituição e o seu valor é claramente definido.

  • Existe uma equipa responsável pela implementação e monitorização da estratégia de EAD na instituição, sendo coordenada por especialistas na área, preferencialmente internos e externos à instituição (ex.: representantes do tecido económico, social e cultural).

  • Existem políticas institucionais relativas ao acesso aberto e ao desenvolvimento de práticas educacionais abertas.

DIMENSÃO 1.2: SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE

1.2.1 A instituição tem uma política de garantia da qualidade centrada no estudante que abrange todas as suas áreas de atuação.

  • A política de garantia da qualidade é definida de forma transparente e participativa, incluindo a perspetiva dos vários stakeholders.

  • São promovidas iniciativas (ex.: integração de cursos online na oferta formativa regular da instituição) que refletem o compromisso da instituição para com a EAD, tendo os stakeholders uma participação ativa em todo o processo.

  • São definidas políticas de qualidade relacionadas com a avaliação online, promovendo-se a investigação em torno desta temática, bem como o desenvolvimento e adaptação de ferramentas e técnicas de avaliação que atendam às especificidades dos cursos online.

  • Existem mecanismos que asseguram uma avaliação das aprendizagens justa e transparente (ex.: critérios de avaliação bem definidos e do conhecimento dos estudantes).

  • A instituição proporciona formação ao seu staff no que respeita à implementação efetiva dos procedimentos de garantia da qualidade.

DIMENSÃO 1.3: PLANO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

1.3.1 O plano técnico e tecnológico identifica as necessidades técnicas da instituição e define as políticas de manutenção e segurança dos sistemas e tecnologias selecionados.

  • São identificadas as necessidades técnicas atuais e futuras da instituição, selecionando-se plataformas e outras tecnologias adequadas a essas mesmas necessidades.

  • A instituição tem uma política de integração dos sistemas de suporte à EAD na infraestrutura central (ex.: departamento de informática), sendo essa infraestrutura responsável por fazer a manutenção dos sistemas e informar atempadamente os utilizadores de possíveis falhas que possam decorrer da manutenção.

  • São definidas políticas de segurança relativamente aos sistemas e servidores.

DIMENSÃO 1.4: GESTÃO DE PROJETOS E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

1.4.1 É realizada uma gestão de projetos eficiente, no sentido de se garantir a eficácia no desenvolvimento dos cursos, no que respeita ao tempo de execução, às pessoas envolvidas e ao orçamento alocado.

  • Existe um plano que detalha o processo de desenvolvimento dos cursos online, nomeadamente o cronograma de execução, os requisitos técnicos, os recursos humanos e financeiros alocados, assim como a responsabilidade de cada pessoa envolvida. A capacidade de interdependência profissional e trabalho de equipa é igualmente tida em consideração.

©2019 by Magda Fonte.